domingo, 14 de junho de 2009

Arte Africana - Ndebele

Os Ndebele são uma das menores tribos da África do Sul. São conhecidos pela beleza e colorido das suas criações artísticas: as suas casas, roupas e acessórios compostos de formas geométricas, a sua joalharia é caracterizada por um rico e minucioso trabalho com contas.

Dando sequência ao estudo da arte africana nas turmas de 6º ano (5ª série), analisamos as composições geométricas produzidas pelo povo Ndebele, em especial às pinturas murais.



Os alunos criaram padrões geométricos em caixas de papelão, reproduzindo as pinturas executadas nas fachadas nas casas.








Arte Africana

As atividades de Arte Africana foram desenvolvidas com alunos do 6º ano (5ª série), levando em conta aspectos como formas e simetria. Primeiro fizemos leitura da imagem, analisando formas, cores e pesquisamos materiais utilizados na confecção de escudos africanos.





Chegou a hora então de criarmos nossos próprios escudos. Todos fizeram rascunhos no caderno até chegar à ideia final.


Materiais para o escudo:
  • Papelão
  • Cola
  • Pincel
  • Sementes e grãos: arroz, feijão, milho, semente de girassol.........

Orientei-os para que colassem os grãos seguindo as linhas, um ao lado do outro, para que não deixassem espaços grandes. Foram necessárias 4 aulas para colar os grãos, mas..................



............valeu a pena, porque os alunos capricharam mesmo e os trabalhos ficaram incríveis!!! Alguns exemplares e a exposição feita com todos os escudos.









Fotonovela II



Fotonovela Antiga - década de 50









Trechos de Fotonovela produzida pelos alunos













Bem, os alunos tiveram prazo para tirar as fotos, editar e imprimir a fotonovela. Essa, por exemplo, trata de uma rapaz que chega em uma nova escola e é disputado por duas colegas de classe.
Fotonovela atual

Fotonovela


Vamos estrear o blog com o pé direito, mostrando uma atividade muito bacana proposta aos alunos do 2º ano do Ensino Médio: a criação de uma fotonovela. Nós já tínhamos estudado a história da fotografia, elementos e planos. E passamos então para os usos da fotografia. Algumas décadas atrás, as fotonovelas faziam o maior sucesso por aqui, e resolvemos então "atualizar" essa linguagem.


Os alunos foram separados em grupos e primeiro criaram o tema, os personagens e prepararam o roteiro. Aí foi a vez da storyboard = desenha-se no quadro como será tirada a fotografia e nas linhas escreve-se os diálogos, na sequência prevista no roteiro.



Mãos à obra, chegou a tão esperada hora de tirar as fotos!!! Momento de trabalho e de diversão também!!! Até eu entrei na onda....