sábado, 28 de agosto de 2010

Painel Folclore

Nesta última semana, a confecção do Painel comemorativo ao Folclore da escola ficou por conta das profs de Artes, eu e Grazi, e mais o prof Gilmar das Séries Iniciais. A inspiração veio do blog http://euquefizreginamaccari.blogspot.com/, mudamos algumas coisas para não ficar igualzinho, né!
O Painel ficou lindo e foi super elogiado, fica a sugestão para um trabalho simples de ser feito e com um ótimo resultado visual.



terça-feira, 17 de agosto de 2010

Arte afro-brasileira: Bruna e a galinha d´Angola

Estou desenvolvendo com as turmas de Ensino Fundamental o projeto "Africarte", que visa o estudo da arte africana e afro-brasileira, no sentido de incentivar o respeito à diversidade, propor o reconhecimento da cultura africana como um dos principais berços da cultura brasileira, entre outros objetivos.
Com os 3ºs anos, foi contada a história "Bruna e a galinha d´Angola" com o auxílio do datashow, para que os alunos pudessem acompanhar a história e visualizar as imagens. Como tive um pouco de dificuldade em encontrar o livro (encontrei graças a um blog de uma educadora, quando encontrar o link posto aqui), estou disponibilizando através de fotos em JPG (elas estão na ordem exata do livro), é só clicar em cima que a imagem aumenta.

















 Após a contação da história, fizemos algumas discussões sobre o continente africano e as heranças culturais que recebemos deste povo. Em seguida, propus às crianças que participassem da história como amigos da Bruna, fazendo galinhas d´Angola com barro.
levei argila, expliquei sobre as propriedades do material e seu manuseio, e mostrei como o animal poderia ser produzido.
Todos amaram pôr a mão na massa, especialmente porque a maioria não havia tido contato com argila anteriormente. Então, exploraram bastante o material e criaram lindas galinhas, capazes de fazer inveja à própria Bruna da história.


Agora  é esperar as galinhas secarem, o que deve demorar cerca de 2 semanas por causa do tempo úmido, para poder fazer a pintura. Estamos na maior expectativa!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Escultura Abstrata com Metal

Neste mês, estamos conhecendo a obra de um jovem talento daqui de Itapoá, Juan Angelo Antunes. Suas pinturas abstratas revelam um artista aberto à experimentação, curioso e estudioso de Filosofia, Sociologia e Ciências Naturais.
A proposta apresentada aos alunos dos 7ºs anos foi criar obras tridimensionais com peças de ferro, transformando elementos presentes nas pinturas do artista em esculturas. O material veio de quintais, ferro-velho e mecânicas, onde não tinha mais utilização (o que torna o trabalho ainda mais interessante, visto que recicla objetos que não possuem mais sua função original e poderiam poluir o meio ambiente).
Os alunos foram levados para o pátio da escola e orientados a experimentarem as peças em diversas posições, até que obtivessem formas criativas e que atendessem ao objetivo da proposta.










Depois que os alunos tiveram a oportunidade de experimentar as diversas possibilidades de montar esculturas com as peças que trouxeram, chegou o momento mais esperado: levar ao soldador, pai de um aluno que se disponibilizou a realizar o serviço.

Foi realmente especial ver algo que existia apenas na imaginação se tornar realidade, e cada aluno que saía com sua obra pronta nas mãos parecia refletir esse sentimento.
A etapa seguinte foi a pintura e assinatura das esculturas, última fase da produção dos trabalhos!



Alguns trabalhos prontos já em exposição: