terça-feira, 19 de julho de 2011

Esculturas Abstratas

Depois de conhecerem um pouco do Abstracionismo através de desenhos e pinturas, propus aos meus alunos de Pré II (5 anos) que fizéssemos esculturas abstratas, o que os deixou bastante empolgados!
Para isso, recortamos diversas formas geométricas em papelão e pintamos com tinta guache. Depois cada um montou sua escultura com o auxílio da professora, que comandou a pistola de cola quente. As peças foram coladas em uma base de papelão, da maneira que os alunos apontaram. A única regra era que ninguém podia copiar a ideia do colega. Mas como essa turminha é show em matéria de criatividade e imaginação, os trabalhos ficaram incríveis!







Teatro "Quixote Reciclado"

Como parte da gincana Ecoilha que aconteceu em nosso município, fizemos uma esquete teatral adaptada do texto "Quixote Reciclado". Além do roteiro, tivemos ainda que produzir cenário e figurino com material reciclável. Deu um trabalho enorme, mas como sempre valeu muito a pena!












Interpretação gráfica do poema "Casa maluca" de Roseane Muray

Casa MalucaRoseana Murray

Esta é a casa maluca,
De velas soltas ao vento,
Os sonhos são sua bússola.

Os que moram dentro dela
Pensam estrelas e música.

Está é a casa barco,
Esta é a casa aberta,
Como um jardim ao relento.

Aqui o tempo não passa,
O tempo senta e descansa.

Esta é a casa dança,
Somos todos bailarinos,
Artesãos do sentimento.
 
Eu estava trabalhando com o artista Alfredo Volpi (tema - Casas) quando me deparei com esse poema da Roseane Muray, e percebi que ele era perfeito para uma proposta de interpretação gráfica para a minha turma de 2º ano.
Li o poema várias vezes, e repetia cada parte separadamente a cada vez que as crianças pediam. Enquanto isso, eles desenhavam, criavam, pintavam, imaginavam. E criaram tanto, imaginaram tanto, que produziram obras que traduzem exatamente a essência do poema.