quarta-feira, 21 de abril de 2010

Máscaras africanas - Influência na arte de Pablo Picasso

A arte africana inspirou Picasso a criar o movimento cubista, o qual recebeu a influência das distorções do entalhe africano, destinadas a mostrar simultaneamente aspectos múltiplos de um objeto. As técnicas cubistas expressam intensas emoções e conflitos internos.




O quadro Les Demoiselles d'Avignon representa o ponto de transição da fase de influência africana para o puro Cubismo; esse quadro é uma obra de ruptura, uma das poucas obras que, sozinha, alterou o curso da arte; os cinco nus do referido quadro têm anotomia indistinta, olhos tortos, orelhas deformadas e membros deslocados.




Influência na obra de Picasso
 

Os principais produtos artísticos africanos são as máscaras e as esculturas em madeira, as quais, para os membros da sociedade africana, constituíam objetos sagrados com poderes sobrenaturais: acreditavam que poderiam atrair a destruição ou distribuir bençãos.
As máscaras e as esculturas em madeira têm forma angulosa, assimétrica e distorcida; uma forma não-realista, obviamente para expressar, com efeito dramático, que os objetos abrigam espíritos poderosos; nada de aparência real, mas formas verticais e membros do corpo alongados.
As máscaras africanas seguem características comuns: feitas em argila ou madeira, possui rosto e nariz alongados, olhos vazados e boca de tamanho acentuado.
As máscaras são decoradas com grafismos (desenhos) geralmente abstratos ou geométricos.





A proposta apresentada aos alunos de 9º ano (8ª série) foi confeccionar máscaras africanas utilizando materiais como telhas e tubos de shampoo, aproveitando o próprio formato destes materiais e com a utilização de massa epóxi, tinta para tecido e lã.
 
Máscaras de telha
 


Máscaras com tubo de shampoo









9 comentários:

  1. Pablo Picasso apesar de morto ainda é um mito

    ResponderExcluir
  2. muito interessante fiquei curiosa pra apreender fazer a de tubo de shampoo!!!!!1

    ResponderExcluir
  3. muito criativas essas mascaras

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Você poderia colocar mais sobre Xilogravuras, literatura de cordel, bienal de sao paulo e algo sobre duas dimensoes! Estou construindo um portfolio com um monte de coisas apartir da minha professora, estou na 6 serie e o seu site vem me ajudando mto nestas pesquisas que eu faço
    Obrigada
    Thau!
    De: Isabela

    ResponderExcluir
  5. vou fazer uma dessas muito legal

    ResponderExcluir
  6. era bem o que eu estava procurando;
    pra ter uma ideia do que eu iria fazer no meu trabalho de artes!
    muito legal essas mascaras!

    ResponderExcluir