Estou desenvolvendo com as turmas de Ensino Fundamental o projeto "Africarte", que visa o estudo da arte africana e afro-brasileira, no sentido de incentivar o respeito à diversidade, propor o reconhecimento da cultura africana como um dos principais berços da cultura brasileira, entre outros objetivos.
Com os 3ºs anos, foi contada a história "Bruna e a galinha d´Angola" com o auxílio do datashow, para que os alunos pudessem acompanhar a história e visualizar as imagens. Como tive um pouco de dificuldade em encontrar o livro (encontrei graças a um blog de uma educadora, quando encontrar o link posto aqui), estou disponibilizando através de fotos em JPG (elas estão na ordem exata do livro), é só clicar em cima que a imagem aumenta.
Após a contação da história, fizemos algumas discussões sobre o continente africano e as heranças culturais que recebemos deste povo. Em seguida, propus às crianças que participassem da história como amigos da Bruna, fazendo galinhas d´Angola com barro.
levei argila, expliquei sobre as propriedades do material e seu manuseio, e mostrei como o animal poderia ser produzido.
Todos amaram pôr a mão na massa, especialmente porque a maioria não havia tido contato com argila anteriormente. Então, exploraram bastante o material e criaram lindas galinhas, capazes de fazer inveja à própria Bruna da história.
Agora é esperar as galinhas secarem, o que deve demorar cerca de 2 semanas por causa do tempo úmido, para poder fazer a pintura. Estamos na maior expectativa!