domingo, 3 de abril de 2011

Homenagem ao aniversário de São Francisco do Sul

No próximo dia 15 de abril o município de São Francisco do Sul comemora 164 anos (data de elevação à categoria de cidade), pois na verdade é a terceira mais antiga do Brasil. A colonização portuguesa (continental, açoriana e madeirense) pode ser vista caminhando pelas estreitas ruas repletas de casarios do Centro Histórico, e conhecida pela culinária típica, danças, lendas.
Apesar de ter me tornado francisquense há apenas dois meses, a cada dia me encanto e me apaixono mais por essa cidade linda. Senti vontade de homenageá-la através de diferentes linguagens artísticas, mostrando pontos que fazem parte da identidade do município.
Com o 2º ano, conhecemos os casarios e suas principais características: para a construção dos edifícios, os açorianos fabricavam uma argamassa com areia, cal das conchas e óleo de baleia e usavam essa mistura para colar as pedras. As casas mais antigas de São Francisco do Sul estão preservadas e mostram como era a arquitetura açoriana da época. As casas têm a frente voltada para a rua, pois os açorianos acreditavam que os raios de sol deveriam bater na frente da casa para que trouxesse felicidade e bens. As portas e janelas têm o mesmo formato, e a entrada da casa é mais alta que a calçada e a rua. Produzimos então uma maquete com caixinhas de diferentes formatos e tamanhos representando os antigos casarios da cidade.




A turma de 6º ano confeccionou Pão-por-Deus, um cartão rendilhado com recortes simétricos de tesoura e quadrinhas em homenagem à cidade.



Como a 6ª série estava estudando a Arte na Idade Média, propus que usássemos a técnica do afresco. Preparamos o gesso em sala e usamos como molde pratos de papelão.


Os alunos então desenharam sobre o gesso e depois pintaram com tinta acrílica.






Depois de prontos, os afrescos ficaram assim:











Após assistirem ao trailer do filme "Lixo Extraordinário" e conhecerem a obra do artista Vik Muniz, os alunos das 7ªs séries produziram releituras de pontos turísticos com o uso de cola e materiais inusitados como achocolatado em pó, sabão em pó, gelatina, glitter, entre outros.











Já com a turma de 8ª série a proposta foi trabalhar graffiti com a técnica do stencil. Levei fotos de pontos turísticos do município e cada dupla escolheu o que gostaria de representar. Então, a foto foi recortada com estilete sobre uma chapa de raio-X para produzir o molde vazado.






Depois que os moldes ficaram prontos, os alunos foram levados ao pátio da escola e receberam orientações de como utilizar corretamente a tinta em spray. Foram produzidas então séries de 3 obras com diferentes cores (cobre, verde e preto) que surpreenderam os alunos, pois eles ainda não faziam ideia de como iriam ficar.  


O processo chamou a atenção de todos na escola, e os resultados.......bem, é só conferir!














Um comentário:

  1. gostei muito principalmente da professora.rsrsrsrs ....Parabéns

    ResponderExcluir