A turma de 8ª série, da qual sou regente, está participando de uma gincana promovida por entidades do município, em que tema gira em torno do meio ambiente. Uma das provas era a confecção de um painel em compensado com técnica livre, porém era regra a utilização de materiais recicláveis.
Optamos por fazer um mosaico ecológico com embalagens plásticas (shampoo, amaciante; etc). O primeiro passo foi fazer a base branca da madeira com tinta acrílica.
O Sérgio criou o desenho principal e passou para a madeira. Depois fomos incrementando as ideias. Simultaneamente, todo mundo pôs a mão na massa pra recortar todas as embalagens plásticas coletadas.
Então chegou a parte mais demorada do trabalho: a colagem das peças, uma ao lado da outra, deixando um pequeno espaço entre elas para a massa corrida. Além disso, em alguns momentos o mosaico parece um quebra-cabeça, pois é preciso "encaixar" as peças nos espaços existentes no desenho.
Chegou então o momento de passar a massa corrida para cobrir os espaços entre as peças do mosaico. Essa parte foi uma delícia de fazer, como se pode perceber pelas fotos:
Fazer a limpeza do mosaico, retirando a massa corrida das peças plásticas, é um trabalho que exige cuidado, empenho e paciência. Mas por ser cansativo, os alunos foram se revezando. Nessa parte, trabalhamos com panos molhados diretamente sobre o plástico, pois a massa corrida já estava seca.
Depois de limpo, o fundo do mosaico foi pintado com tinta acrílica e por último passado o verniz. Deu um trabalhão, mas com certeza o esforço valeu a pena. O mosaico ficou maravilhoso, e estamos muito confiantes em obter a nota máxima dessa etapa da gincana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário