domingo, 24 de abril de 2011

Feliz Páscoa!!!

Mais uma vez abro espaço para o trabalho de uma colega de trabalho, a talentosíssima professora Rita, regente das turmas de Pré II (5 anos). Ela tem mãos de fada em se tratando de EVA, e produz trabalhos maravilhosos e que são pura criatividade.
O painel de Páscoa do bloco da Educação Infantil da nossa escola, e que foi feito por ela, é o mais bacana que já vi em toda a minha vida, como aluna e como professora. As crianças amaram, e não é à toa, né, pessoal! Parabéns, prof Rita!!!


O painel em detalhes:






domingo, 17 de abril de 2011

Aniversário de São Francisco do Sul - outras ideias

Hoje vou abrir espaço no blog para colegas de trabalho que merecem destaque pelo trabalho que vem desenvolvendo. A professora de Artes Lucia Helena fez um resgaste das lendas de nossa cidade e junto com os alunos de 2º e 3º anos, construiu cenários para as histórias.

Lenda das Borboletas

Como prender uma bruxa

Já a professora Soraia, regente do Pré I (turma de 4 anos), trabalhou com os pequenos uma releitura de um dos principais pontos turísticos de São Francisco do Sul, a Igreja Nossa Senhora da Graça, construída no século XVII.



Os alunos foram orientados a fazer uma igreja utilizando palitos de sorvete e cola. Eles tiveram a oportunidade de experimentar várias maneiras de construir suas obras, até que escolhessem qual gostariam de colar. Os trabalhos ficaram incríveis!!!














domingo, 3 de abril de 2011

O que é Escola?

Escola é

... o lugar que se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros,

Programas, horários, conceitos...

Escola é sobretudo, gente

Gente que trabalha, que estuda

Que alegra, se conhece, se estima.

O Diretor é gente,

O coordenador é gente,

O professor é gente,

O aluno é gente,

Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

Na medida em que cada um se comporte

Como colega, amigo, irmão.

Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”

Nada de conviver com as pessoas e depois,

Descobrir que não tem amizade a ninguém.

Nada de ser como tijolo que forma a parede,Indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

É também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem,

É conviver, é se “amarrar nela”!

Ora, é lógico...

Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer,

Fazer amigos, educar-se, ser feliz.

É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

(Paulo Freire)

Homenagem ao aniversário de São Francisco do Sul

No próximo dia 15 de abril o município de São Francisco do Sul comemora 164 anos (data de elevação à categoria de cidade), pois na verdade é a terceira mais antiga do Brasil. A colonização portuguesa (continental, açoriana e madeirense) pode ser vista caminhando pelas estreitas ruas repletas de casarios do Centro Histórico, e conhecida pela culinária típica, danças, lendas.
Apesar de ter me tornado francisquense há apenas dois meses, a cada dia me encanto e me apaixono mais por essa cidade linda. Senti vontade de homenageá-la através de diferentes linguagens artísticas, mostrando pontos que fazem parte da identidade do município.
Com o 2º ano, conhecemos os casarios e suas principais características: para a construção dos edifícios, os açorianos fabricavam uma argamassa com areia, cal das conchas e óleo de baleia e usavam essa mistura para colar as pedras. As casas mais antigas de São Francisco do Sul estão preservadas e mostram como era a arquitetura açoriana da época. As casas têm a frente voltada para a rua, pois os açorianos acreditavam que os raios de sol deveriam bater na frente da casa para que trouxesse felicidade e bens. As portas e janelas têm o mesmo formato, e a entrada da casa é mais alta que a calçada e a rua. Produzimos então uma maquete com caixinhas de diferentes formatos e tamanhos representando os antigos casarios da cidade.




A turma de 6º ano confeccionou Pão-por-Deus, um cartão rendilhado com recortes simétricos de tesoura e quadrinhas em homenagem à cidade.



Como a 6ª série estava estudando a Arte na Idade Média, propus que usássemos a técnica do afresco. Preparamos o gesso em sala e usamos como molde pratos de papelão.


Os alunos então desenharam sobre o gesso e depois pintaram com tinta acrílica.






Depois de prontos, os afrescos ficaram assim:











Após assistirem ao trailer do filme "Lixo Extraordinário" e conhecerem a obra do artista Vik Muniz, os alunos das 7ªs séries produziram releituras de pontos turísticos com o uso de cola e materiais inusitados como achocolatado em pó, sabão em pó, gelatina, glitter, entre outros.











Já com a turma de 8ª série a proposta foi trabalhar graffiti com a técnica do stencil. Levei fotos de pontos turísticos do município e cada dupla escolheu o que gostaria de representar. Então, a foto foi recortada com estilete sobre uma chapa de raio-X para produzir o molde vazado.






Depois que os moldes ficaram prontos, os alunos foram levados ao pátio da escola e receberam orientações de como utilizar corretamente a tinta em spray. Foram produzidas então séries de 3 obras com diferentes cores (cobre, verde e preto) que surpreenderam os alunos, pois eles ainda não faziam ideia de como iriam ficar.  


O processo chamou a atenção de todos na escola, e os resultados.......bem, é só conferir!