domingo, 7 de novembro de 2010

Animais africanos - Escultura com recicláveis

Dando continuidade ao projeto "Africarte" que está sendo desenvolvido na disciplina de Artes, os alunos do 5º ano tiveram o desafio de construir esculturas tridimensionais dos animais africanos utilizando materiais recicláveis como caixas de sapato e de leite, papelão e rolos de papel. Antes de iniciar o trabalho, pesquisamos animais de origem africana e quais os principais elementos que caracterizam cada um (formato das orelhas, se tem chifres, tromba, rabo; etc). A turma foi dividida em grupos e os bichos foram definidos por sorteio - elefante, girafa, leão, macaco, zebra, onça e rinoceronte.
Depois chegou o momento de por a mão na massa - montar os bichos com cola quente e criando uma camada de papel kraft com cola para maior aderência da tinta.

Montando os bichos e passando papel kraft com cola

Passando tinta PVA branca para base da pintura

  
Faltando pintura e acabamento


A Oncinha 


Olha que simpática essa Girafa!!!

                                           E o rei da floresta, o Leão, que tal ficou?

                                          O elefante na verdade é uma menina, a Lola!

                                                         Uma graça esse rinoceronte!

Perspectiva

A perspectiva é um recurso utilizado para dar a ilusão de volume e profundidade aos desenhos, da maneira como são captados pelo olho humano. Entre seus principais elementos estão os pontos de fuga, a linha do horizonte (uma linha imaginária que se encontra na altura dos olhos da pessoa que observa), e as linhas auxiliares, que criam a sensação de profundidade.
Os povos gregos já possuíam alguma noção desse fenômeno, denominando-o como "escorço". Durante o período medieval, não só a técnica representativa da perspectiva se perdeu, mas também a visão de mundo dos indivíduos alterou-se, de forma que grande parte do conhecimento teórico a respeito do assunto foi perdido. Foi durante o período do Renascimento que a perspectiva foi profundamente estudada e desvendada, abrindo o caminho para o seu estudo matemático através da Geometria Descritiva, que a sistematizou.
Os 7ºs anos estudaram o uso da perspectiva no Renascimento, primeiro fazendo uma análise através das obras dos artistas deste período, em especial Rafael e Leonardo da Vinci. Depois conheceram os elementos através de alguns exemplos dados pela professora utilizando 1 e 2 pontos de fuga, e por fim, fizeram algumas tentativas de contruir desenhos com o recurso da perspectiva.










Apesar de ser possível observar alguns erros na construção da perspectiva, os trabalhos ficaram muito satisfatórios. As principais dificuldades dos alunos foi em relação às portas e janelas das construções, e ainda em deixar as linhas "retas". Como uma primeira experiência, no entanto, foi bastante importante, para que os alunos pudessem transpor para o papel as formas da maneira que são percebidas visualmente, para compreender a ideia de profundidade/ tridimensionalidade e aperfeiçoar seus desenhos.

Um personagem para Monalisa

Uma das obras mais emblemáticas e representativas do Renascimento é a Monalisa, de Leonardo da Vinci. É, certamente, o quadro mais facilmente reconhecido em todo o mundo. Nesta proposta de trabalho com os 7ºs anos, foram entregues fotocópias e a solicitação de que a Monalisa fosse transformada em um personagem conhecido, mantendo o máximo possível da obra original. Também deveria ser criado um fundo de acordo com o personagem escolhido. As releituras ficaram bem divertidas, e mais que isso, possibilitaram que os alunos compreendessem a ideia de releitura, que é apropriar-se de alguns conceitos do artista para criar uma nova obra.

                                             Mulher-gatolisa                        Fionalisa

                                         Branca de Nevelisa                 Monabatman


                                             Coringalisa                        Betty Booplisa

                                               Monairon Man                Mulher-monavilha

                                            Monachapeleiro         Alice no país das Monavilhas

Monário Bros.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Itaucultural - distribuição de livros infantis

Olá, pessoal! O instituto Itaucultural está distribuindo gratuitamente 8 milhões de livros infantis, com o objetivo de incentivar a leitura. Para conseguir os seus, é só entrar no site http://www.lerfazcrescer.com.br/ e cadastrar-se. Em até 20 dias o kit contendo 4 livros será entregue em qualquer lugar do Brasil. Vale a pena, confira os livros (cada um contempla um gênero textual):
- O jogo das parlendas
- Bem-te-vi e outras poesias
- Os três porquinhos
- Lobisomem

sábado, 16 de outubro de 2010

Arte Afro-Brasileira: Panôs da história Bruna e a galinha d´Angola

 Os panôs africanos são tecidos que resgatam a arte de contar histórias através de imagens. No livro "Bruna e a galinha d´Angola", a avó africana de Bruna ensina a ela e as amiguinhas a pintarem panôs. Retomando o trabalho com o livro iniciado com os 3ºs anos, escolhemos trechos interessantes da história para ilustrarmos e os desenhos foram passados para pedaços de TNT branco.  


O passo seguinte foi a pintura com tinta no tecido e a marcação dos contornos com pincel atômico para a finalização do trabalho. Foi interessante poder visualizar as partes do livro que os alunos mais gostaram, além dos trabalhos mostrarem a preocupação dos pequenos em relação ao espaço e proporção dos desenhos.





sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Arte Abstrata - Pintura e Fotografia Digital

Continuando o projeto de arte abstrata através das obras do artista Juan Angelo Antunes, as turmas de 8ºs anos trabalharam primeiro o desenho e a pintura de elementos como células e partes do corpo, agregadas a peças de máquinas e engrenagens, de forma a criar uma composição abstrata.




Depois de concluída essa etapa, cada aluno fotografou o próprio trabalho usando diversos ângulos e pontos de vista, e escolheu uma imagem para edição. Trabalhamos na sala de informática com o editor de imagens Gimp, onde os alunos tiveram a oportumidade de trocar ou incluir elementos em seu trabalho. Como resultado, fotografias que impressionaram pela qualidade e criatividade!

Antes e Depois da Edição