domingo, 7 de novembro de 2010

Perspectiva

A perspectiva é um recurso utilizado para dar a ilusão de volume e profundidade aos desenhos, da maneira como são captados pelo olho humano. Entre seus principais elementos estão os pontos de fuga, a linha do horizonte (uma linha imaginária que se encontra na altura dos olhos da pessoa que observa), e as linhas auxiliares, que criam a sensação de profundidade.
Os povos gregos já possuíam alguma noção desse fenômeno, denominando-o como "escorço". Durante o período medieval, não só a técnica representativa da perspectiva se perdeu, mas também a visão de mundo dos indivíduos alterou-se, de forma que grande parte do conhecimento teórico a respeito do assunto foi perdido. Foi durante o período do Renascimento que a perspectiva foi profundamente estudada e desvendada, abrindo o caminho para o seu estudo matemático através da Geometria Descritiva, que a sistematizou.
Os 7ºs anos estudaram o uso da perspectiva no Renascimento, primeiro fazendo uma análise através das obras dos artistas deste período, em especial Rafael e Leonardo da Vinci. Depois conheceram os elementos através de alguns exemplos dados pela professora utilizando 1 e 2 pontos de fuga, e por fim, fizeram algumas tentativas de contruir desenhos com o recurso da perspectiva.










Apesar de ser possível observar alguns erros na construção da perspectiva, os trabalhos ficaram muito satisfatórios. As principais dificuldades dos alunos foi em relação às portas e janelas das construções, e ainda em deixar as linhas "retas". Como uma primeira experiência, no entanto, foi bastante importante, para que os alunos pudessem transpor para o papel as formas da maneira que são percebidas visualmente, para compreender a ideia de profundidade/ tridimensionalidade e aperfeiçoar seus desenhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário