segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Romantismo

O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram a Revolução Industrial que gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento de produção, provocando a divisão do trabalho e o início da especialização da mão-de-obra, e pela Revolução Francesa que lutava por uma sociedade mais harmônica, em que os direitos individuais fossem respeitados, traduziu-se essa expectativa na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Do mesmo modo, a atividade artística tornou-se complexa.

Os artistas românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista.

Características gerais:
* a valorização dos sentimentos e da imaginação;
* o nacionalismo;
* a valorização da natureza como princípios da criação artística; e
* os sentimentos do presente tais como: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.  


Características da pintura:
* Aproximação das formas barrocas;
* Composição em diagonal sugerindo instabilidade e dinamismo ao observador;
* Valorização das cores e do claro-escuro; e
* Dramaticidade


Temas da pintura:
* Fatos reais da história nacional e contemporânea da vida dos artistas;
* Natureza revelando um dinamismo equivalente as emoções humanas; e
* Mitologia Grega

Principais Artistas:
Goya e Delacroix
Fonte: Historia da Arte

O trabalho realizado com as turmas de 8ºs anos envolveu o estudo das obras dos dois principais artistas do Romantismo, fotografias dos alunos (em cenas parecidas com as dos quadros selecionados por cada grupo), o desenho das imagens projetadas em cartolina e a pintura com lápis de cor e carvão.
 



  

sábado, 13 de novembro de 2010

Fósseis do Futuro

Disquetes, videocassete, fitas cassete. Tudo isso faz parte do passado. Mas e os objetos que usamos hoje, será que ainda farão parte de nossas vidas daqui a 100 anos? Pilhas, chaves, material escolar, interruptores de luz, moedas, torneiras, latas, Cds, controles remoto - eles vão sobreviver à passagem do tempo ou se tornarão também artigos de um passado distante?
Essa foi a proposta de trabalho com os alunos de 6º ano, "Fósseis do Futuro", baseada nas obras do artista Christopher Locke. 
 
 

Primeiro foi feita uma roda de conversa, sobre objetos que se tornaram obsoletos e que hoje não são mais utilizados. Descobri que disquetes, por exemplo, não são artigos conhecidos pelos alunos. Depois chegou a vez de refletir sobre coisas que no futuro deixarão de existir, substituídas por novas tecnologias. Cada aluno então levou um objeto para produzir uma escultura.
Fomos ao parque e "enterramos" na areia os objetos, que foram retirados bem delicadamente. No buraco que ficou, colocamos gesso de secagem rápida.
Depois de secas e retiradas da areia, limpamos as peças e passamos uma demão de tinta guache marrom diluída em água para dar o aspecto envelhecido.




As esculturas chamaram bastante atenção e provocaram discussões sobre a velocidade com que as tecnologias estão avançando. Segundo os alunos, até mesmo chaves, torneiras e material escolar serão substituídos por sistemas informatizados. Vale realmente parar para uma reflexão, não é?

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Rostos Cubistas

Uma das principais características do Cubismo de Picasso é mostrar todas as dimensões de um objeto, como na obra "Mulher no espelho", de 1932, feita para homenagear uma de suas mulheres, Marie-Therese. É possível ver o rosto de frente e de perfil ao mesmo tempo.



Com essa proposta, os alunos do 9º ano tiveram que criar esculturas em isopor, podendo ainda utilizar diversos outros materiais para fazer releituras da obra de Picasso. Foi um capricho só, fiquei bem feliz com o resultado!






quinta-feira, 11 de novembro de 2010

"Os Girassóis" de Van Gogh

Nesta proposta, realizada com alunos de 8ºs anos do Ensino Fundamental e 2ºs anos do Ensino Médio, os alunos criaram suas próprias versões de uma das famosas obras do pintor pós impressionista Vincent van Gogh. Os materiais utilizados foram um pedaço de papelão ou tábua, um vaso de plástico cortado ao meio, flores artificiais, massa corrida (para fazer as texturas tão características do artista) e tinta guache. Algumas das produções:














Arte Africana - Bonecas Abayomi

A palavra Abayomi tem origem incerta, iorubá, significando aquele que traz felicidade ou alegria, ou ainda, "meu presente". (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso).  O nome é comum na África do Sul, mas também é encontrado até o norte da África, e no Brasil.

No Brasil, designa bonecas de pano artesanais, muito simples, a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas.
Conta-nos a história que os negros confeccionavam ABAYOMIS como amuleto de proteção espiritual. Em viagens para o Brasil nos navios negreiros, durante o tempo da escravidão,  as mulheres rasgavam a barra da saia e faziam Abayomis para as crianças brincarem. 

COMO SE FAZ UMA ABAYOMI 



Os alunos dos 3ºs anos confeccionaram abayomis com tiras de TNT preto utilizando apenas nós, como na técnica original. Só foi preciso um pouquinho de cola quente na hora de colar as roupinhas.





As bonequinhas ficaram um luxo! Usamos sobras de tecido que anadavam esquecidas em uma caixa na escola e que resultaram em roupinhas bem criativas. Apesar de ser a primeira vez que fizemos este trabalho, os alunos deram show!






Lindas bonequinhas abayomi