quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Arte Africana - Bonecas Abayomi

A palavra Abayomi tem origem incerta, iorubá, significando aquele que traz felicidade ou alegria, ou ainda, "meu presente". (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso).  O nome é comum na África do Sul, mas também é encontrado até o norte da África, e no Brasil.

No Brasil, designa bonecas de pano artesanais, muito simples, a partir de sobras de pano reaproveitadas, feitas apenas com nós, sem o uso de cola ou costura e com mínimo uso de ferramentas.
Conta-nos a história que os negros confeccionavam ABAYOMIS como amuleto de proteção espiritual. Em viagens para o Brasil nos navios negreiros, durante o tempo da escravidão,  as mulheres rasgavam a barra da saia e faziam Abayomis para as crianças brincarem. 

COMO SE FAZ UMA ABAYOMI 


video

Os alunos dos 3ºs anos confeccionaram abayomis com tiras de TNT preto utilizando apenas nós, como na técnica original. Só foi preciso um pouquinho de cola quente na hora de colar as roupinhas.





As bonequinhas ficaram um luxo! Usamos sobras de tecido que anadavam esquecidas em uma caixa na escola e que resultaram em roupinhas bem criativas. Apesar de ser a primeira vez que fizemos este trabalho, os alunos deram show!






Lindas bonequinhas abayomi

4 comentários:

  1. Amei, as bonequinhas , vou utilizar no meu projeto da semana da Consciência Negra este ano. Parabens. Alessandra Professora de Históira
    an.barbosa@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, importante recuperar a história do tempo da escravidão.Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Fizemos hoje na escola muito legal só que com cordinha e não tnt

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Vou fazer abayomis com meus alunos também e as informações que vocês disponibilizaram vão ajudar demais, obrigada!
    bjss
    Amanda
    http://todomundogostadebrincar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir