domingo, 26 de julho de 2009

Arte Bizantina - Ícones Bizantinos

A palavra “ícone” deriva do grego, “eikón” que significa genericamente “imagem”. Todavia, na história da arte e também na linguagem comum, a palavra ícone é reservada a uma pintura, de gênero sagrado, executada sobre a madeira com uma técnica particular, geralmente a encáustica (também do grego = feito com fogo). Para decorar os ícones eram muitas vezes usados ouro e pedas preciosas.
Os ícones representam Jesus Cristo, Maria, os anjos, os santos e outros temas religiosos. É uma manifestação artística que desenvolveu-se no apogeu da Arte Bizantina. Com a queda de Constantinopla essa tradição foi levada a outras culturas, sendo a Rússia o local onde assume um significado particular e de grande importância.


Os alunos de 6ª série/ 7º ano analisaram ícones bizantinos e conheceram a técnica da encáustica, que é nada mais que pigmentos de cor misturados à cera de abelha derretida (ou seja, o princípio do nosso famosos giz de cera). A "missão" de cada aluno era criar um ícone, podendo ou não ser religiosos. O material utilizado foi uma tábua de madeira, uma vela, e giz de cera de diferentes cores. Após criar os desenhos, os alunos iam derretendo a ponta do giz na vela e aplicando na madeira.

Mostrando criatividade e dedicação, não existia a menor possibilidade de os trabalhos não ficarem maravilhosos. Confira algumas obras:






2 comentários:

  1. poderia ter mais informacoes uma coisa bem chamativa assim poderia ter mais pessoas acecando o seu site.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse site gostei e vou entrar mais vezes para ficar por dentro dos assuntos sobre artes.Obrigado
    By :Sol Souza

    ResponderExcluir