O Barroco foi um movimento artístico que se desenvolveu no século XVII na Itália, mas que não tardou a se espalhar para outros países. Entre as suas principais características estão o emocional sobre o racional, já que a fé se atinge através da sensibilidade, pintura com efeitos ilusionistas, busca de efeitos decorativos e visuais, violentos contrastes de luz e sombra, composição assimétrica em diagonal, e escolha de cenas com intensidade dramática.
Os temas religiosos são constantes na arte barroco, visto que o movimento foi um dos instrumentos adotados na Contra-Reforma católica na tentativa de retomar seus fiéis. Os principais artistas foram: Andrea Pozzo, Caravaggio, Velazquez, Murillo, El Greco, Rubens, Rembrandt e Johannes Vermeer.
Essa atividade foi desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio, no intuito de agregar algumas das características da pintura barroca, e foi feita em etapas:
1 - Separação dos grupos
2 - Escolha de uma obra dos pintores barrocos para representação
Na data marcada, os grupos trouxeram tecidos e acessórios para as cenas. Olhando uma obra do Barroco, observamos uma característica bem marcante que é a dramaticidade. Como se as pessoas representadas naquela cena fizessem parte de uma peça teatral, congelada através do pincel do artista.
Essa atividade foi desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio, no intuito de agregar algumas das características da pintura barroca, e foi feita em etapas:
1 - Separação dos grupos
2 - Escolha de uma obra dos pintores barrocos para representação
Na data marcada, os grupos trouxeram tecidos e acessórios para as cenas. Olhando uma obra do Barroco, observamos uma característica bem marcante que é a dramaticidade. Como se as pessoas representadas naquela cena fizessem parte de uma peça teatral, congelada através do pincel do artista.
Os alunos prepararam então a cena para que pudessem ser fotografados.
As fotografias foram projetadas em cartolinas pregadas na parede através do aparelho de datashow ou retroprojetor. Os alunos desenharam a cena por cima da fotografia, e depois, trabalharam com a luz e sombra com o carvão em bastão.
Os resultados foram impressionantes, nem os próprios alunos conseguiam aceditar que tinham feito um trabalho tão incrível!
Nossa, estou impressionado com a criatividade dos trabalhos. Continue sempre assim! Beto Arte-educação
ResponderExcluirrtabalhei no C.APLICAÇÃO UFSC, onde desenvolvemos pesquisas e quero parabenizar o trabalho que pude ver dos alunos daí. Um maior intercambio das pesquizas em ensino de ARTE poderia ser enriquecedor prá todos. meu E-mail aspcarlos@gmail.com podem enviar-me que divulgo. naemasc é tb. um povo interessado no MASC, núcleo arteducação. C.Asp
ResponderExcluir