quarta-feira, 21 de julho de 2010

Escultura em pedra

Quando Colombo chegou à América, em 1492, diversos povos já habitavam a região e possuíam uma cultura riquíssima, repleta de simbologias e bastante avançada para a época. Entre os povos conhecidos como pré-colombianos, os principais são os maias, os astecas e os incas.
A arte destes povos está expressa em seu vestuário, instrumentos, danças, e principalmente, na escultura, grande parte talhada em pedra ou ainda com materiais preciosos como o ouro.
Outras figuras que ainda hoje despertam mistério são os moais, grandes cabeças humanas esculpidas em pedra que ficam na Ilha de Páscoa, pertencente ao Chile.





Baseados em imagens da arte pré-colombiana e de moais, os alunos do Ensino Médio procuraram "atualizar" alguns elementos em produções próprias, feitas com concreto celular, uma pedra bem porosa e facilmente encontrada em lojas de material de construção. Também foram utilizados formãos, colheres e lixa.



Depois de muito trabalho e esforço, e "alguns" calos nas mãos, foi feita uma exposição com as esculturas produzidas pelos alunos. As obras não só chamaram a atenção de todos que entravam no colégio, como renderam inúmeros elogios. E não foi pra menos, eles capricharam de verdade!











Um comentário:

  1. aorei as esculturas dos alunos....
    achei muito interessante este projeto... :)

    ResponderExcluir