quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Folclore Açoriano - Pão-por-Deus

Os açorianos deixaram uma rica e variada literatura popular, expressa e repassada oralmente através dos séculos, como os provérbios e as expressões típicas. Algumas dessas tradições permanecem até hoje. Já o pão-por-deus é um gênero trazido dos Açores e modificado no Brasil.
O Pão-por-Deus é uma forma artística folclórica de “pedir-os-reis”, ou seja, uma contribuição cultural trazida pelos imigrantes açorianos. Nos arquipélagos dos Açores e Madeira, tais pedidos eram feitos nos dias 1 e 2 de novembro, enquanto que aqui no Brasil, acontecia nos meses anteriores. Lá, eram as crianças que batiam de porta em porta, cantando versinhos e pedindo pão e guloseimas.

Pão , pão por deus

à mangarola ,

encham-me o saco,

e vou-me embora.

Aqui, graças à dinâmica do folclore, passou a ser utilizada de forma escrita, principalmente como um meio de comunicação e entre os enamorados, para pedir amor.

Lá vai o meu coração

Sozinho sem mais ninguém

Vai pedir o Pão-por-Deus

A quem quero tanto bem


Quem recebe um pedido de “Pão-por-Deus”, fica na obrigação de responder até o Natal, enviando uma oferta ao solicitante.
Foi na região de São Francisco do Sul, em Santa Catarina , onde o pão-por-Deus mais penetrou na vida do povo, existiu ali, casas que se dedicavam a confecção apresentando aos consumidores as mais variadas formas de cartões, com preços que também variavam de acordo com o trabalho artístico.
As simetrias no Pão-por-Deus são um detalhe de muita importância na elaboração de sua forma. A criação da figura, desenhos geométricos e recortes abertos ou fechados e perfeitamente simétricos, dão beleza, encanto e precisão a esse costume tão rico em forma, sentido e sensibilidade.
Fazer pão-por-Deus é uma atividade lúdica, barata (é preciso apenas ter papel e tesoura à mão) e indicada para as mais variadas faixas etárias. Eu, por exemplo, já fiz com turmas de Educação Infantil, Fundamental e Médio, e todos gostaram muito!!!
Aqui, fotos dos trabalhos com o 6º ano:














 



















8 comentários:

  1. Gente, que delícia!
    Uma atividade simples mas cheia de cultura!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  2. muito lindo o pão-por-deus de vocês lindo lindo

    ResponderExcluir
  3. Eu faço Pão por Deus o tempo todo e não sabia sua origem muito obriga

    ResponderExcluir
  4. Cresci ouvindo o meu avô falando nesses cartões, que na época custavam muito caro pra ele, já que era de família muito pobre. Hoje, 19 anos após a sua morte, resolvi tentar encontrar na internet algo sobre esse cartão, já que eu não recordava do nome correto. Estou realmente emocionada, até porque ele viveu nessa região, em Araquari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina, onde você está agora? me manda um e-mail com seu contato

      Att... Luiz Fernando Pereira

      Excluir
    2. fernando@lojasti.com.br

      Excluir
  5. Muito boa a pratica de pão-por-deus

    ResponderExcluir