sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mensagem para a Volta às Aulas


Aqui em São Francisco do Sul as aulas começam na próxima segunda-feira, dia 14, e eu na ansiedade de começar algo totalmente novo, como professora efetiva em uma cidade que estou conhecendo e aprendendo a amar. Para celebrar este momento, selecionei um texto que estava há muito tempo guardado nos meus materiais, e que hoje ao reler me deixou totalmente emocionada.

PROFESSORES APAIXONADOS

Gabriel Perissé

Professoras e professores apaixonados acordam cedo e dormem tarde,  movidos pela ideia fixa de que podem mover o mundo. Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências.
Professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos.
Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato.
Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria. Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão.
Os professores apaixonados muito sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de ser professor, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente.
Continuar amando é não perder a fé. Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança.
Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
A paixão é inexplicável, bem sei. Mas também é indisfarçável!!!

Então, desejo a todos vcs, professores apaixonados, uma excelente volta às aulas!!!

Um comentário: