No século XIX, nascia a fotografia. No início, ela era utilizada apenas como forma de documentar o mundo. Mas, com os avanços das técnicas e dos equipamentos, começaram a surgir fotógrafos que questionavam esse uso. Foi assim que, em meados de 1840, Oscar Gustav Rejlander começou a expor seus trabalhos fotográficos ao lado das esculturas e pinturas artísticas – sendo, portanto, considerado o pai da fotografia artística. A sua primeira foto exposta foi “Os dois caminhos da vida”, resultado de uma composição de 30 negativos. Essa imagem fez tanto sucesso que acabou sendo comprada pela Rainha Vitória.
A fotografia artística consiste na arte de fotografar de forma não convencional sem se preocupar com retratar a realidade, com o fotógrafo colocando emoção e expressão próprias nas fotografias, assim, ela tem como objetivo principal mostrar a realidade de acordo como o fotógrafo vê o mundo, saindo totalmente fora do convencional e “comum”.
Com o pós-modernismo, a fotografia artística ganhou um espaço ainda maior – e foi a partir de então que a fotografia passou a ser considerada como uma forma de expressão e representação cultural. Aqui estão alguns critérios para que uma fotografia seja considerada como artística:
A imagem apresenta a visão artística do fotógrafo;
A foto artística expressa uma ideia, uma emoção ou uma mensagem;
Obras de arte podem ser exibidas em galerias, ao contrário das fotos padrão;
O fotógrafo artista tem um objetivo muito específico (despertar uma sensação ou reflexão, provocar o público).
Depois de analisarem fotografias artísticas com abordagens temáticas diversas, os alunos de 8ºs anos receberam a proposta de criarem ensaios fotográficos com o objetivo de treinar o olhar para o novo, utilizando apenas a câmera do celular com diferentes ângulos e pontos de vista. Vamos ver o resultado de alguns destes ensaios?
Nenhum comentário:
Postar um comentário