domingo, 1 de agosto de 2021

Heitor Villa-Lobos - Releitura gráfica da obra "Trenzinho do Caipira"

 Heitor Villa-Lobos (1887-1959) foi o mais importante e reconhecido maestro brasileiro. Além de maestro, ele foi compositor e sua figura teve grande importância no período do modernismo no Brasil. Seu talento foi essencial para trazer à tona aspectos de uma música brasileira, com foco na cultura popular e regional. 

A maior influência e inspiração para o trabalho e a carreira de Villa-Lobos veio da obra do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685 – 1750). Essa característica é verificada nas nove peças "Bachianas Brasileiras", uma de suas mais importantes composições. A segunda peça da obra é denominada "Trenzinho Caipira". 

De volta ao Rio de Janeiro, Villa-Lobos é seduzido pelo estilo musical chamado "choro". O estilo de música popular não era aprovado pelos pais e o rapaz passa a estudar violão escondido. Entre as cerca de mil composições do maestro Heitor Villa-Lobos é possível destacar:

 Cantilena

·       O Trenzinho Caipira

·       Uirapuru

·       Choros nº 1

·       Choros nº 5

Na época da Semana de Arte Moderna as pessoas não compreenderam muito bem a música de Heitor Villa-Lobos, pelo fato da música instrumental ser um som organizado de uma forma diferente da conversação, porém com o mesmo objetivo: a comunicação.

 A obra mais conhecida do maestro é O Trenzinho do Caipira, inspirada em sua infância, quando morava em uma casa que ficava próxima de uma linha férrea.


Após a audição/ apreciação da música, realizamos algumas conversas sobre os instrumentos utilizados, como funciona uma orquestra e percebemos mais claramente a influência de Bach e do chorinho sobre a obra do compositor.

São Francisco do Sul faz parte de uma importante malha ferroviária, sendo o trem por muito tempo o principal veículo de locomoção dos moradores para outras cidades. Desde 1985, passou a atuar somente como cargueiro, levando cargas que vêm ou saem diversas vezes ao dia do Porto da cidade. 

Aproveitando que o trem faz parte da vida dos francisquenses (foi o gancho que usei para o estudo sobre o maestro e compositor), após muita pesquisa sobre o histórico da linha e análise de fotos históricas e recentes, propus aos alunos dos 6ºs anos que representassem, em forma de desenho, um passeio de trem por São Francisco do Sul, que contemplasse algum ponto turístico ou bastante conhecido do município. 

A atividade foi desenvolvida tanto para os alunos presenciais quanto para os alunos que estão estudando de forma remota, por meio de apostilas. Depois de finalizados, os desenhos foram fotografados e transformados em uma animação. Confira como ficou o resultado final:

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário