segunda-feira, 27 de julho de 2009

Barroco

O Barroco foi um movimento artístico que se desenvolveu no século XVII na Itália, mas que não tardou a se espalhar para outros países. Entre as suas principais características estão o emocional sobre o racional, já que a fé se atinge através da sensibilidade, pintura com efeitos ilusionistas, busca de efeitos decorativos e visuais, violentos contrastes de luz e sombra, composição assimétrica em diagonal, e escolha de cenas com intensidade dramática.
Os temas religiosos são constantes na arte barroco, visto que o movimento foi um dos instrumentos adotados na Contra-Reforma católica na tentativa de retomar seus fiéis. Os principais artistas foram: Andrea Pozzo, Caravaggio, Velazquez, Murillo, El Greco, Rubens, Rembrandt e Johannes Vermeer.

Essa atividade foi desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio, no intuito de agregar algumas das características da pintura barroca, e foi feita em etapas:
1 - Separação dos grupos
2 - Escolha de uma obra dos pintores barrocos para representação
Na data marcada, os grupos trouxeram tecidos e acessórios para as cenas. Olhando uma obra do Barroco, observamos uma característica bem marcante que é a dramaticidade. Como se as pessoas representadas naquela cena fizessem parte de uma peça teatral, congelada através do pincel do artista.
Os alunos prepararam então a cena para que pudessem ser fotografados.
As fotografias foram projetadas em cartolinas pregadas na parede através do aparelho de datashow ou retroprojetor. Os alunos desenharam a cena por cima da fotografia, e depois, trabalharam com a luz e sombra com o carvão em bastão.
Os resultados foram impressionantes, nem os próprios alunos conseguiam aceditar que tinham feito um trabalho tão incrível!








2 comentários:

  1. Nossa, estou impressionado com a criatividade dos trabalhos. Continue sempre assim! Beto Arte-educação

    ResponderExcluir
  2. rtabalhei no C.APLICAÇÃO UFSC, onde desenvolvemos pesquisas e quero parabenizar o trabalho que pude ver dos alunos daí. Um maior intercambio das pesquizas em ensino de ARTE poderia ser enriquecedor prá todos. meu E-mail aspcarlos@gmail.com podem enviar-me que divulgo. naemasc é tb. um povo interessado no MASC, núcleo arteducação. C.Asp

    ResponderExcluir