domingo, 18 de julho de 2010

Experimentando Jackson Pollock

O pintor norte-americano Jackson Pollock foi o grande expoente do Expressionismo Abstrato. Desenvolveu uma técnica de pintura na qual respingava a tinta sobre suas imensas telas; os pingos escorriam formando traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na superfície da tela. O quadro "UM" é um exemplo dessa técnica. Pintava com a tela colocada no chão para sentir-se dentro do quadro. Pollock parte do zero, do pingo de tinta que deixa cair na tela elabora uma obra de arte. Além de deixar de lado o cavalete, Pollock também não mais usa pincéis, pelo menos não da forma tradicional. Os pincéis se transformam em bastões para atirar, gotejar ou deixar escorrer as tintas pela terra, dando origem a linhas e formas.

A "Action Painting" é uma forma de pintura que exige movimentação, ritmo, diferentemente do que se via em movimentos artísticos anteriores. Assim, a arte expõe sua característica máxima de expressão de sentimentos e estados de espírito.

Os alunos de 9º ano puderam experimentar a técnica de Pollock usando materiais simples, mas com o olhar atento sobre como utiizar as tintas, em que quantidade, em que parte do papel, para fazer um painel coletivo de Action Painting.


Pollock em ação/ Obra original





4 comentários:

  1. Olá. Sou profª de Arte aqui em Santo André, SP.Descobri o seu blog e ADOREI!!!!Parabéns!!!Você é muito criativa!!
    Beth

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS DANIELA,ADOREI SEU BLOG .SOU ARTE-EDUCADORA EM BRASÍLIA.JÁ TRABALHEI NO ESPÍRITO SANTO E JOINVILLE MINHA TERRA NATAL.AQUI EM BRASÍLIA O GOVERNO NÀO DÁ VALOR,QUE É UMA VERGONHA,POIS ALÉM DE SER A CAPITAL É CIDADE TOMBADA PELO IPHAM.ABRAÇOS, VOU SEMPRE PASSAR POR AQUI.ROSE RÓDEL. FELIZ NATAL E 2011 SUPER FELIZ!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, meninas!!! É um prazer fazer este blog, e mais ainda, fazer com que os alunos tenham uma visão diferenciada sobre a arte. Espero suas visitas e comentários! Bjooooo!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniele!
    Parabéns pelo belíssimo trabalho espero que continue atualizando os seus trabalhos aqui no seu Blog para podermos continuar admirando suas obras.
    Minha pergunta e sugestão e você colocar quais matérias utilizou para a realização dos projetos.

    ResponderExcluir