quarta-feira, 21 de julho de 2010

Mosaico com diferentes materiais

Trabalhar mosaico com os alunos é muito bacana, independente da idade, pois é uma técnica que permite a utilização de materiais baratos e bastante diversificados. Pedrinhas de aquário, por exempo, já usei com os pequenos, com turmas de 4ºs anos, 7ºs e 8ºs anos, Ensino Médio e com turmas da APAE. Basta cola, pincel e bastante capricho!

                                                                 Com pedrinhas de aquário






No aniversário do município, eu fiquei responsável pelo painel da escola. A sugestão do mosaico foi da supervisora na época, a (super) Roberta. Como o marido dea trabalha com serigrafia e produção de banners, trouxe sobras de adesivos coloridos e nós, claro, fizemos a festa! Os alunos produziram desenhos representando aspectos da nossa cidade, e foi escolhido do André, do 8º ano. O desenho foi então passado para o mural em escala maior e preenchido por adesivos cortados em quadradinhos. Confira o resultado!


O criador do desenho


Essa turminha show produziu o painel coletivo
                                                                      
Já com os alunos do Ensino Médio pude dificultar o nível do trabalho, com a utilização de cerâmica (que foi quebrada em pequenos pedaços por eles mesmos), rejunte e argamassa. O tema foi livre, e como sabiam que depois de prontos e expostos poderiam ser levados embora, a maioria optou por confeccionar o número da própria casa, ou seja, uma das principais utilizações dadas ao mosaico aqui em nossa cidade.



6 comentários:

  1. Olá, Daniela.
    Vou fazer um mosaico com meus alunos do fundamental e pretendo utilizar pedrinhas de aquário por serem mais acessíveis e como base utilizarei MDF.
    Vi que tu também fizestes mosaicos com essas pedrinhas. Como tu conseguistes colá-las? Com cola de madeira normal ou cimento-cola?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mima! Uso cola branca normal, dessas escolares mesmo, elas colam super bem, mas uso papelão como base. Na madeira não sei se pega...quando descobrir, me conte por favor! Vai ser mais uma descoberta para o uso de materiais...abraçooooo!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem!
    Parabéns pelo seu blog.
    Gostaria de saber o passo a passo para fazer o mosaico com pedras de aquário. Na verdade, precisaria fazer um quadro-imagem com as pedras.
    vc poderia me ajudar? teria que começar por um desenho e depois ir colando?
    obrigada,
    Gal

    ResponderExcluir
  4. oi , gostaria de saber se tem como colar as pedrianha de aquario no papel assim em um papel mais grosso mais te como responda o mais rapido que puder!

    ResponderExcluir
  5. Olá, pretendo colar as pedrinhas na tela de pintura, será que fixa direitinho?por favor, me responda pelo meu e-mail: jlfritzz@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Que materiais poden ser usados para colar no mosaico de madeira?

    ResponderExcluir