sábado, 17 de julho de 2010

Vitrais góticos

A origem do vitral, segundo historiadores, remonta à Idade Média, onde fragmentos do século IX, do rosto de Jesus, foram encontrados na Alemanha. Os vitrais são janelas, nas quais são desenvolvidos desenhos que por sua vez, são preenchidos por vidros coloridos. Foram muito utilizados neste período, especialmente na Arte Gótica, com o objetivo de catequizar o povo por meio de cenas, imagens e símbolos, além de transmitir a sensação de harmonia etérea através da luminosidade das cores.

A partir do século XIX é que o vitral foi desvinculado da abordagem religiosa e passou a ser explorado como elemento decorativo. Hoje o desenvolvimento neste setor permite ao vitral um lugar de destaque em projetos arquitetônicos. O vitral alia tradição, criatividade e design, atendendo desta forma a todas as necessidades, resultando em soluções para diferentes ambientes.

O trabalho prático desenvolvido durante o estudo da Arte Gótica com os 7ºs anos foi a pintura de vitrais. Para isso, utilizamos 1 CD (da qual foi retirada a película prateada, deixando-o transparente), caneta permanente para retroprojetor, tinta para tecido - o ideal é verniz vitral, mas é um material caro e portanto inacessível, tinta dimensional. Os alunos riscaram os desenhos com a caneta, pintaram e por último trabalharam as linhas com a tinta dimensional.






8 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. obd pela ajuda agora vou tentar fazer o meu trabalho bejos nauama fonseca barros e gustava argeu pires jardim

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. amei esta esplicaçao agora posso terminar meu tra.... bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo, isso ae mesmo, adorei o texto, nota 10!!!

    ResponderExcluir
  6. Otimo conteudo, explicativo , soluções para vitrais visitem http://www.oficinasantamaria.com.br

    ResponderExcluir