segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Releitura - "O Beijo" - Gustav Klimt

A Art-nouveau (final do século XIX/ início do século XX) é caracterizada pela sua ruptura com as tradições que até então persistiam excessivamente na arte e na arquitetura. Tratou-se de um estilo novo voltado para a originalidade da forma, de modo que era destituído de quaisquer preocupações ideológicas e independente de quaisquer tradições estéticas. 


Pretendendo-se como nova arte, o estilo procura ainda rejeitar as formas meramente funcionais envolvidas em todos os objetos decorativos provenientes da produção em massa e adere às formas sinuosas, curvilíneas.
O Beijo, de Gustav Klimt é uma das imagens ícones da arte do século XX. As obras de Klimt são mais vendidas em forma de pôsteres e postais que a de qualquer outro artista. Klimt também ficou conhecido pelos padrões decorativos, como é possível observar nos cobertores do casal de amantes do quadro O Beijo.
Nos desenhos das vestimentas, a roupa do homem está coberta de blocos com desenhos verticais e a mulher com círculos. As mãos dela estão tensas e os dedos de seus pés pressionados na borda da rocha, representando tanto êxtase, como medo. É um quadro da fase dourada de Klimt, em que pó de ouro era um dos materiais utilizados (e é um dos meus preferidos!!!).
Os alunos de 8ºs anos produziram releituras da famosa obra utilizando a técnica da colagem e materiais como recortes de revistas, retalhos de tecidos, glitter, lantejoulas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário